Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um mirante construído em homenagem aos imigrantes chineses e encanta os visitantes não só pelo estilo oriental, mas também pela vista maravilhosa que se tem do local. A combinação que poucas cidades do mundo têm, no Mirante, está aos nossos pés: mar, montanha e mata. É uma imagem deslumbrante a 380 metros de altitude. E o ponto de observação também não poderia ter mais charme.

A história da Vista Chinesa se confunde com a chegada de imigrantes ao Rio e também com a história de outro importante ponto da cidade: o Jardim Botânico. Isso porque por influência do próprio Rei de Portugal, Don João VI, o Jardim Botânico deveria ser uma espécie de laboratório. A ideia era trazer plantas e sementes do exterior para ver se elas vingariam aqui. E se a plantação em questão era chá, era preciso uma mão de obra especializada de chineses.

Assim, a primeira leva de imigrantes chineses chegou ao Rio no ano de 1811. Trezentos deles saíram da colônia portuguesa de Macau direto para o Rio de Janeiro. Ficaram nesta região de floresta, mas a plantação acabou não indo adiante. Os chineses foram, então, contratados para outros projetos. Inclusive para abrir a estrada que corta o Alto da Boa Vista. Mas os costumes eram diferentes, a língua era um empecilho e o destino, para muitos deles, foi trágico.

De acordo com o historiador Milton Teixeira, muitos chineses não se deram bem no Rio de Janeiro. “Há inclusive uma referência que, em 1819, 1820, muitos praticaram o suicídio coletivo, talvez com saudades da terra natal", relata.

Em 1905, para homenagear esses imigrantes, foi construída uma primeira estrutura, feita de concreto e telhado de bambu, mas acabou não resistindo ao tempo. Em 1906 foi erguida a construção que até hoje está no Alto da Boa Vista. E marcou, para sempre, a contribuição dos chineses ao Rio.

Um comentário: